DOR NO OMBRO
Ao mesmo tempo em que é a articulação mais flexível de todo o corpo humano, o ombro também é uma região bastante complexa. É por causa disso que as dores sentidas no local afetam o dia a dia das pessoas. Por causa da limitação dos movimentos, há interferência direta nas rotinas pessoais e profissionais, atrapalhando em atividades como levantar objetos, carregar sacolas, pentear os cabelos e, é claro, praticar esportes.
Em todas as pesquisas, a dor nos ombros aparece entre as maiores queixas dos pacientes em consultórios ortopédicos. Homens e mulheres, jovens ou adultos, estão sujeitos a passarem por este tipo de problema em algum momento.
Embora ela possa aparecer repentinamente por causa da postura errada ou como consequência de algum movimento, podendo ser tratada com cuidados em casa, é importante ter atenção com quadros mais persistentes, identificando corretamente a origem da dor e a melhor forma de tratá-la.
-
BursiteA bursa é uma espécie de bolsa líquida que protege os músculos e tendões dos ossos. Quando há uma inflamação na região, o paciente costuma se queixar de dor na parte superior ou frontal do ombro, possivelmente acompanhada de inchaço. Ela pode ser crônica ou aguda.
-
ArtroseQuando há a degeneração de uma articulação, com perda da cartilagem local, o atrito entre os ossos é maior, provocando maior desgaste entre eles e, consequentemente, mais dor ao paciente ao realizar movimentos. Ela se manifesta como uma dor que se agrava com movimentos e alivia-se com repouso; com a diminuição da amplitude dos movimentos; e também com a diminuição da potência muscular.
-
Rupturas de TendãoOs tendões são estruturas que ligam os músculos aos ossos. Por causa disso, precisam ser suficientemente resistentes para transmitirem aos ossos a força que é exercida pelos músculos. Ou seja: no caso da ruptura (parcial ou total) de um tendão, a movimentação do braço fica comprometida, podendo ser acompanhada de dor súbita e intensa, que piora à noite, além de um estalo audível no ombro. Dependendo do grau de acometimento do tendão, se leve ou mais grave, o tratamento pode ser conservador (com repouso e uso de medicamentos) ou até mesmo cirúrgico.
-
TendinopatiaLesões crônicas dos tendões, também chamadas de tendinopatias, são motivos comuns de queixas de pacientes em consultórios médicos. Geralmente, são causadas pelo desgaste natural dos tendões, mas também podem ocorrer em pessoas que executam atividades repetitivas com os braços acima da linha dos ombros e que precisam erguer os braços para alcançar objetos pesados.
-
Capsulite AdesivaA capsulite adesiva, também chamada de ombro congelado, provoca uma grande dificuldade para movimentar o braço, que avança progressivamente:de uma for difusa no ombro até uma dor mais aguda e limitante, ela passa para a fase em que há aumento da dificuldade de movimentar o ombro, até chegar ao alívio dos sintomas (descongelamento).
TRATAMENTOS
Estrutura complexa do corpo humano, as dores no ombro podem ter variadas origens. Por isso, é importante permanecer atento e, no caso da persistência dos sintomas, buscar ajuda médica.
A Medicina da Dor é capaz de auxiliar nestes quadros, até mesmo quando se trata de casos crônicos. Por meio de um tratamento individualizado, em que se buscará analisar a complexidade dos sintomas de um paciente, é possível buscar a melhor solução possível para ajudar na melhora do bem-estar e da saúde.